Artigo de professora e aluno da UPE destaca a importância da Extensão Universitária no cenário nacional e internacional

Um artigo da professora da Universidade de Pernambuco Mariana Guenther e do aluno Marcelo Dantas, mestrando do Programa de Pós-graduação em Administração - Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (FCAP/UPE), foi publicado na revista Research, Society and Development. O trabalho faz parte da dissertação do discente, que também é coordenador de Extensão na Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

O texto, intitulado "Extensão Universitária e Desenvolvimento Local Sustentável: uma revisão da literatura", faz uma análise do panorama histórico sobre a Extensão Universitária, tanto no cenário nacional quanto internacional. Também propõe uma discussão sobre a evolução dos conceitos de desenvolvimento econômico, sustentável e local, a fim de compreender o potencial da Extensão Universitária como promotora do Desenvolvimento Local Sustentável.

“As Instituições de Ensino Superior, como fontes de produção científica e tecnológica, possuem um papel social relevante. Através da Extensão Universitária, baseada na interação dialógica entre a academia e as comunidades beneficiadas, é possível direcionar pesquisas científicas às demandas da sociedade, além de promover uma formação mais completa aos estudantes", explicam os autores.

De acordo com o estudo, a Extensão Universitária se revela como um importante instrumento propulsor do desenvolvimento local, construindo, em parceria com a sociedade, soluções inovadoras e capazes de promover a transformação social.

O artigo pode ser lido na íntegra através destes links:

https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15243
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15243/14045