Livro da Editora da Universidade de Pernambuco aborda os impactos da pandemia de Covid-19 na América Latina

Os efeitos da pandemia de Covid-19 na América Latina são o tema de um novo livro disponibilizado de forma gratuita, em formato e-book, pela Editora da Universidade de Pernambuco (Edupe).

Com 200 páginas, a publicação reúne dez artigos que abordam os múltiplos impactos econômicos, sociais, políticos, psicológicos, educacionais e culturais causados pela “corrida global” para a descoberta de uma vacina e o fortalecimento da autonomia do Estado-Nação.

Karl Schurster, Érica Sarmiento e Rafael Araújo foram os organizadores de “A América Latina frente a Pandemia do Covid-19”. Schurster é coordenador do mestrado em Ensino de História da Universidade de Pernambuco. Érica e Rafael atuam na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) como professores da disciplina História da América e integram o Laboratório de Estudos da Imigração (LABIMI).

Segundo o texto de apresentação da obra, “a pandemia causada pelo vírus Sars-Cov-2 (Covid-19) inseriu a humanidade em uma profunda crise sanitária, socioeconômica e psicológica, cujos efeitos políticos se demonstram imprevisíveis. O pânico decorrente da possibilidade de contração da doença afetou o bem-estar individual e coletivo, ao mesmo tempo em que gerou diversas preocupações com o futuro. Esse mal-estar, de uma sociedade sem horizonte de expectativas, levou a diversas crises no modelo de representação, das instituições políticas e das formas de organização social”.

Para ter acesso ao livro é preciso fazer um cadastro na Edupe (http://www.edupe.com.br/). Depois será possível baixar o e-book e também outras obras de interesse geral sem nenhum custo.

Esse é o segundo livro sobre os impactos da pandemia organizado por Karl Schurster. Em novembro do ano passado, em conjunto com o professor Dilton Maynard (Universidade Federal de Sergipe), ele publicou pela Edupe “Covid-19, sociedades e tempo presente”.

Com 166 páginas, o e-book reúne artigos de pesquisadores do Brasil, Argentina, Alemanha e Espanha e também está disponível para download gratuito.