Prefeitura do Recife convida para participar da Pesquisa de Mobilidade

A Prefeitura da Cidade do Recife, por meio do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira – ICPS, está desenvolvendo o Plano de Mobilidade Urbana do Recife – MobilidadeRECIFE. Este plano é um instrumento crucial para superar os desafios de mobilidade que atualmente degradam a qualidade de vida da população, afligindo todas as camadas sociais, e uma diretriz para o desenvolvimento de políticas e ações de mobilidade para os próximos 22 anos.

 

Para o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana do Recife, uma série de pesquisas são necessárias. Dentre estas, destaca-se a Pesquisa de Origem-Destino, também conhecida como Pesquisa OD, que é a base para o planejamento do sistema de transporte público, incluindo definição de linhas de ônibus, expansão do sistema de metrô, a definição da operação do sistema de navegabilidade dos rios Capibaribe e Beberibe, o funcionamento do sistema complementar, a localização das estações de bicicletas compartilhadas e a identificação dos principais corredores caminháveis da cidade.

O novo formato pretende trazer a pesquisa de mobilidade para a rotina da cidade, permitindo que instituições públicas e acadêmicas disponham de dados atualizados para desenvolverem os planos e estudos necessários à melhoria da mobilidade urbana.

As perguntas da pesquisa foram desenhadas para fornecerem os dados necessários aos diversos estudos que compõe o Plano de Mobilidade Urbana, principalmente o desenvolvimento de um modelo integrado de transportes e uso do solo. Este modelo servirá de base para a avaliação de políticas de desenvolvimento da mobilidade e do ordenamento territorial. As respostas são anônimas, preservando a privacidade dos cidadãos, mas garantindo as informações necessárias ao planejamento urbano.

O formato proposto para a pesquisa é constituído de um formulário eletrônico hospedado no sistema da prefeitura, onde os cidadãos poderão preencher as informações solicitadas em menos de dois minutos. A grande parte das perguntas oferece opções de respostas a serem selecionadas pelo cidadão.

Os resultados dessa pesquisa serão divulgados ao final dos trabalhos, como forma de incentivar o desenvolvimento do planejamento da infraestrutura de mobilidade e no entendimento do perfil do público atendido pelos serviços de transporte público.

A participação na pesquisa é feita exclusivamente pelo preenchimento de formulário eletrônico de forma simples e rápida. Antes de responder confirme o CEP da sua unidade. Clique aqui e faça sua contribuição.

Fonte: Prefeitura da Cidade do Recife.